Marcenaria em Casa

Coloque sua paixão em prática. O curso Marcenaria em Casa, veio para revolucionar seu tempo em casa! Aproveite ao máximo, além disso o pacote vem com 3 cursos completos, seu acesso é vitalício, sem prazos ou limites. Conheça um pouco mais sobre o que ele pode te oferecer!

Encante-se com a marcenaria criativa em casa!

Curiosidades

É graças à marcenaria, um ofício que existe há séculos, que podemos incluir a madeira em projetos de arquitetura e decoração. Esse material, que deixa qualquer ambiente mais bonito e aconchegante, é trabalhado com muita precisão e criatividade pelos marceneiros.

Diante da importância desse ofício, é comum que surjam curiosidades sobre a área. Afinal, quais são as ferramentas de marcenaria? O que é marcenaria criativa? Qual a diferença entre marcenaria e carpintaria?

Neste artigo, trouxemos um panorama sobre a área e um curso de marcenaria para quem quer aprender a profissão. Acompanhe!

O que é marcenaria?

Marcenaria é uma área de atuação em que o profissional (marceneiro) cria objetos e móveis usando a madeira. O marceneiro é o responsável por criar desde objetos de médio porte, como portas, armários, rodapés, guarda-corpos até objetos menores e mais refinados, como artigos de decoração e obras artísticas.

Veja alguns exemplos de materiais usados na marcenaria:

  • Compensado
  • Aglomerado
  • MDF
  • Fórmica
  • Folhas de madeira

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

Tanto o marceneiro quanto o carpinteiro trabalham com madeira. No entanto, apesar desta similaridade, existem diferenças que destacam um profissional do outro. Veja abaixo um pouco de cada profissional e o que distingue cada um em sua profissão.

A Marcenaria

O marceneiro trabalha exclusivamente na fabricação, conservação, reparação de móveis, além de outros objetos de decoração a base de madeira. Por isso, podemos dizer que o trabalho do marceneiro é mais artesanal e delicado se comparado a carpintaria.

O marceneiro para o desenvolvimento de seu trabalho utiliza de técnicas exclusivas e ainda contam com matéria-prima nobre e de boa qualidade, pois os móveis e enfeites a base de madeira devem ser feitos com madeiras de boa qualidade.

Vale lembrar que a marcenaria se derivou da carpintaria, adequando algumas técnicas para melhor tratamento e desenvolvimento de seus produtos. O marceneiro durante muito tempo foi considerado um artesão de móveis, no entanto, hoje em dia, com os avanços da tecnologia, seu trabalho foi reduzido devido a indústria moveleira que utiliza em suas fábricas, máquinas.

A Carpintaria

Já a carpintaria costuma trabalhar essencialmente com madeira maciça e em seu estado natural, muito comum na construção civil e naval. Os carpinteiros, além de necessitarem de conhecimentos geométricos e precisão técnica, ainda precisam ter conhecimento dos diferentes tipos de materiais e técnicas a serem utilizadas naquele tipo de madeira. Está é uma das principais diferenças entre marceneiros e carpinteiros.

A carpintaria é uma das profissões mais antigas da humanidade e abrange uma série de trabalhos, tais como: escadas, portas, soalhos, telhados e até obras de menor dimensão mais comum na construção naval.

E agora que conhecem um pouco mais a respeito da diferença desses dois profissionais essenciais, agora poderá contratar o profissional correto para o desenvolvimento de seu trabalho. Apesar que, vale ressaltar que o sucesso de um empreendimento não depende apenas da mão de obra correta como também de matéria-prima de qualidade.

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

Qual a diferença entre marcenaria e carpintaria?

A marcenaria é um trabalho que evoluiu da carpintaria, um ofício que existe desde a antiguidade.

Mas, afinal, quando surgiu a diferença entre carpintaria e marcenaria?

Na carpintaria, o profissional responsável (carpinteiro) cria estruturas mais robustas, geralmente voltadas para a construção civil como telhados, escadas e assoalhos. Ele também atua na área da construção naval. Diante desse contexto, na carpintaria a madeira é utilizada, muitas vezes, em seu estado bruto.

Já a marcenaria é voltada para a criação de peças de pequeno e médio porte e trabalha com a madeira em formato de folhas ou chapas. Mas é claro que existem marceneiros que exercem a função de carpinteiro, e vice-versa.

Ferramentas de marcenaria: 10 exemplos

As ferramentas de marcenaria são uma parte essencial desse trabalho cheio de detalhes e precisão.

Veja quais são as ferramentas de marcenaria mais utilizadas:

  • Trena
  • Régua de Aço
  • Graminho
  • Malho ou Maço de Madeira
  • Jogo de Formões
  • Esquadro de Carpinteiro
  • Riscadores
  • Plaina
  • Grampos

Máquinas para marcenaria: 5 exemplos

As máquinas para marcenaria possibilitam a produção em larga escala e aperfeiçoam os processos de produção. Além disso, o uso das máquinas para marcenaria garantem que todos os itens fiquem idênticos e com maior qualidade.

Veja as máquinas de marcenaria mais utilizadas do mercado:

  • Serra Circular
  • Esquadrejadeira de Pressão (Serra)
  • Tupia de Mesa
  • Seccnadora Horizontal
  • Rolete De Apoio

Como é trabalhar na área de marcenaria: exigências e cuidados

Quem trabalha com arquitetura ou design de interiores, provavelmente, já teve curiosidade de saber como funciona o processo de criação na marcenaria.

Dessa forma, o ofício da marcenaria exige do profissional criatividade e paciência para criar o objeto exatamente da forma como o cliente solicitou. Além disso, para quem quer trabalhar com marcenaria, o primeiro passo é especializar-se fazendo cursos.

Contudo, quando falamos de cursos de marcenaria, existem desde os básicos até os voltados a uma área específica, como arquitetura e design de interiores. Os cursos de marcenaria em sua maioria são presenciais, mas também existem cursos de marcenaria online para quem quer começar a se aprofundar no assunto.

Outra habilidade interessante para quem quer trabalhar com marcenaria é o desenho. Mas se nos primórdios, como na época da arquitetura medieval, tudo era feito a mão, hoje os marceneiros têm a tecnologia a seu favor. Portanto, existem no mercado programas para desenhar móveis em marcenaria, que otimizam as etapas de produção e estimulam a criatividade.

Confira alguns exemplos:

Alguns deles já são bem conhecidos por arquitetos e designers de interiores. 

Programas para desenhar móveis em marcenaria

  • Autocad
  • SketchUp
  • 3Ds Max
  • Promob
  • Marcenaria D
  • VDMax
  • Revit
  • Corte Certo
  • Domuscad
  • Blender

Assim como qualquer profissão em que se trabalha com ferramentas e máquinas de corte, a marcenaria pode oferecer riscos ao profissional. Dessa forma, é importante investir em cursos e treinamentos para que se reduza os perigos.

Qualquer pessoa pode trabalhar com marcenaria, porém caso o profissional seja alérgico, é necessário dobrar os cuidados com equipamentos de segurança, principalmente com as máscaras.

Algumas protegem apenas contra a poeira, enquanto outras são mais grossas e evitam a inalação de gases tóxicos. Ao longo dos anos, a marcenaria foi evoluindo para trazer cada vez mais beleza e funcionalidade para os ambientes.

Um exemplo dessa evolução é a marcenaria criativa.

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

O que é a marcenaria criativa?

A marcenaria criativa tem como objetivo criar peças que, além de bonitas, tragam funcionalidade e resolvam algum problema de espaço e organização. Os móveis dobráveis são um dos exemplos mais comuns de marcenaria criativa. Além disso, eles podem ser utilizados em qualquer ambiente, seja na área interna ou externa. Entre os móveis dobráveis de marcenaria criativa podemos encontrar mesas, cadeiras, camas, armários, entre outros.

Confira alguns exemplos de marcenaria criativa:

Marcenaria em Casa

Cadeira Dobrável

Escada Dobrável

Marcenaria em Casa

Mesa Desmontável

Marcenaria em Casa

Dormitório

Afinal, quem é o marceneiro? 

O Marceneiro é o profissional responsável por trabalhar com madeira, construindo e reparando móveis, bem como peças decorativas, utilitárias e outras peças de madeira. Além disso, um marceneiro utiliza instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, aferição, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação, que devem ser cuidadosamente manuseadas para evitar acidentes.

Está sob as responsabilidades de um Marceneiro conversar com cliente para saber qual o objetivo do projeto, visualizar e desenhar o projeto (um móvel, uma obra de arte, um objeto decorativo ou utilitário), cortar e lixar a madeira, perfurar, entalhar, fixar, realizar a reparação, dar forma à madeira de acordo com as necessidades do projeto, utilizar os instrumentos de trabalho, sempre respeitando as normas de proteção para evitar acidentes.

Em relação ao projeto que o marceneiro executa!

Quando o projeto ficar pronto, dar acabamento, verificar se o projeto final satisfaz as expectativas do cliente e se necessário ao final fazer adaptações. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Marceneiro é essencial conhecer profundamente detalhes sobre os tipos de madeiras e suas características principais.

O marceneiro é o artesão que trabalha com madeira, construindo e reparando móveis, obras de arte, peças decorativas, utilitárias e outras peças de madeira. O marceneiro utiliza instrumentos e ferramentas manuais de corte, perfuração, aferição, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação, que devem ser cuidadosamente manuseadas para evitar acidentes. Dessa forma, a marcenaria é uma evolução da carpintaria, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao industrial.

Marcenaria em Casa

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

O que um marceneiro precisa saber?

Para ser um marceneiro é necessário saber usar os instrumentos da marcenaria, além de conhecer profundamente detalhes sobre os tipos de madeiras e suas características principais. Além disso, outras características interessantes são: capacidade de organização habilidade com instrumentos cortantes agilidade sensibilidade saber ouvir o cliente ter visão artística capacidade de observação perfeccionismo facilidade para lidar com madeiras habilidades manuais criatividade responsabilidade ser dinâmico gosto pela arte noção de desenho.

Qual é o estudo de um marceneiro?

Não existe formação necessária para ser um marceneiro. Existem muitos cursos de marcenaria de curta duração, online e até à distância, que oferecem ao aluno o aprendizado de técnicas antigas e modernas de construção de móveis e objetos de madeira. Também existem muitos profissionais que começam como aprendizes em marcenarias, e a partir daí vão aprendendo o ofício na prática com os marceneiros mais velhos. Portanto, o mais importante para o profissional é ter sensibilidade e visão artística, de projeto e de finalidade.

O que faz um marceneiro?

É responsável por conversar com cliente para saber qual o objetivo do projeto visualizar e desenhar o projeto (um móvel, uma obra de arte, um objeto decorativo ou utilitário) cortar a madeira lixar a madeira perfurar, entalhar, fixar, realizar a reparação, dar forma à madeira de acordo com as necessidades do projeto utilizar os instrumentos de trabalho, sempre respeitando as normas de proteção para evitar acidentes quando o projeto está pronto, dar acabamento verificar se o projeto final satisfaz as expectativas do cliente fazer adaptações, se necessário.

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

Quais os benefícios de fazer um curso de marcenaria online?

Os cursos online à distância são cada vez mais procurados, ainda mais quando se trata de um curso com certificado. Existe uma infinidade de coisas que você pode aprender por meio deles, aproveitando todas as vantagens que essa modalidade oferece.

As vantagens de fazer um curso online de marcenaria estão na flexibilidade que você tem para aprender, já que você pode acessar o curso em qualquer momento, sem prejudicar seu trabalho diário. O curso online também tem mais um benefício: você vai economizar dinheiro, para aprender a ganhar dinheiro!

Sabe como? Você vai fazer o curso de marcenaria online no ambiente que preferir, até no conforto do seu lar, além disso sem precisar gastar dinheiro com transporte e alimentação fora de casa.

Marcenaria em Casa

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

Marcenaria em Casa | Porque fazer o curso online!

Estudar online também vai te ajudar a economizar com materiais didáticos, o que dificilmente acontece em cursos presenciais. Além de que também existe a opção de fazer mais de um módulo por vez, além disso há também a questão do valor, que é muito menor do que o curso presencial.

Você vai aproveitar seus horários livres para aprender mais, de acordo com seu próprio ritmo de estudo, e poderá rever o conteúdo quando quiser.

Com disciplina e responsabilidade com seus estudos, você não perderá em qualidade, em relação aos cursos presenciais: os cursos de marcenaria online contam com vídeos explicativos e materiais de estudo que você pode rever diversas vezes. E, de acordo com o seu desempenho no curso, você recebe a certificação desejada, que é fundamental para comprovar suas habilidades no mercado de trabalho.

É importante salientar que para o mercado de trabalho não importa se o curso é online ou presencial, se ele faz parte de cursos grátis ou pagos: o que importa é o que você aprendeu sobre o assunto. Por isso vale a pena arregaçar as mangas e estudar!

Marcenaria em Casa

Comece seu curso de Marcenaria hoje mesmo! Basta clicar aqui!

O que vou aprender com o curso Marcenaria em Casa?


O estudante do curso de marcenaria online da Marcenaria em Casa aprenderá todos os processos básicos do trabalho que essa profissão exige:

– O uso de ferramentas, como plaina, lixa, serra, solda, fresadora;
– Técnicas diversas para o trabalho com a madeira, como a estofaria, entalhe, plano de corte e a perfuração.
– Desenho de projetos de móveis;
– Aprenderá a calcular o material necessário para cada projeto;

E mais: nós vamos te ajudar a calcular o investimento necessário para você abrir seu próprio negócio no ramo da marcenaria! Você vai aprender a montar seu próprio plano de negócio, evitando a temida falência. Tudo isso online, sem você precisar sair de casa.

Como começar a estudar com a Marcenaria em Casa?


Existem vários cursos disponíveis. No curso de marcenaria online da Ensino Nacional, você poderá receber o certificado de até 420 horas, válido em todo o território nacional. Você acessará o curso a qualquer hora, em qualquer lugar no período de um ano.

Nossa plataforma de ensino é compatível com computadores, notebooks, smartphones e até tablets, para garantir que você consiga ter um bom aproveitamento. As aulas são interativas, com vídeos para facilitar a aprendizagem.

Os 5 Principais Benefícios do Curso Marcenaria em Casa 

Benefício 1 – Você economiza

O primeiro benefício que gosto de ressaltar, principalmente em momentos de economia conturbada, é a oportunidade de economizar.

Portanto, fazendo seus próprios móveis você não precisa ficar economizando um ano inteiro para pagar para alguém fazer seus móveis sob medida. Muito menos ter que entregar essas economias para uma marcenaria, além disso se você mesmo fabrica seus móveis chega a economizar até 70% do valor.

Benefício 2 – Sonhos viram realidade

É simples assim. Você vai ter aquilo que sempre sonhou, seus sonhos se tornam realidade, pois agora você vai ter os móveis que sempre quis nos ambientes de sua casa. Seus móveis sob medida podem passar a existir. Basta um pouco de dedicação e você poderá fabricar o seu sonho.

Benefício 3 – Dominar um arte

Toda habilidade que envolve o trabalho manual é uma arte, a marcenaria não deixa de ser também.

Com o curso Marcenaria em Casa você chegará a outro nível. Dessa forma, alcançará uma condição que poucas pessoas tem quando falamos em ter o domínio sobre uma habilidade. Mesmo que você utilize a marcenaria apenas para fazer seus próprios móveis, sem nenhum fim profissional, apenas como hobby, você já será admirado. Pode acreditar nisso. Na verdade será mais admirado, pois dominar algo sem ser um “profissional”, no sentido de viver da profissão, é para poucos.

Benefício 4 – Torne-se um Empreendedor

Dominar a arte da marcenaria vai te abrir portas para empreender.

O mercado da marcenaria não para de crescer em um mundo onde a personalização é uma forte tendência. As pessoas querem móveis personalizados e sob medida. Domine as técnicas e você terá nas mãos a oportunidade de ter um negócio lucrativo. Mas se escolher não ser um marceneiro profissional, tudo bem também, é só uma questão de escolha.

Benefício 5 – Ser criativo

Você terá a chance de ser criativo, criar seus próprios projetos, mas agora com toda a técnica passo a passo a seu alcance.

O “achismos” não é mais uma imposição, você saberá o que pode e o que não pode fazer, o restante é criatividade. A Marcenaria é uma arte, e toda arte é composta por criatividade. Seja criativo e não tenha limites em criar seus próprios móveis, no tamanho, no formato e nas cores que você quiser.

Copyright © 2020 Curso fornecido pela plataforma Hotmart.

Hotmart é uma plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais, líder do seu segmento na América Latina.

Especializado em produtos digitais, líder no segmento na América Latina e com vendas realizadas em mais de 150 países ao redor do mundo, cuja missão é permitir que qualquer pessoa possa aumentar sua renda, compartilhar com o mundo ou com quem elas melhoram. Hospeda cursos online (EAD) e processa todos os pagamentos em um único local.

Posts Relacionados
Poder das Teclas
Bot2zap – Interação Personalizada com Clientes
Gerenciagram Funciona? Confira Nossa Análise Completa da Ferramenta
Gerenciagram Funciona? Confira Nossa Análise Completa da Ferramenta
Método Bumbum na Nuca

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site