Mecânico de Automóvel

O mercado de trabalho está bem complicado, como também quem está empregado. Portanto mais do que nunca, essas pessoas precisam se destacar para conseguir oportunidades melhores. A especialização é uma grande saída, dessa forma um bom Curso Mecânico Automotivo pode ser a diferença entre um profissional valorizado e alguém desempregado.

Ao longo deste texto você vai ver 4 motivos para começar o Curso Mecânico Automotivo agora mesmo e conhecer alguns de seus conteúdos. Continue com a gente!

1. Mantenha-se atualizado

Desde a criação do primeiro automóvel, muita coisa mudou. Os veículos deixaram de ser carroças motorizadas e hoje são basicamente computadores com rodas. Dessa forma, o mecânico precisa estar em constante processo de aprendizagem para não ficar para trás e perder clientes.

Muitos dos carros já vêm equipados com freios ABS, EBD, controle de tração, freio de emergência automatizado e detector de ponto cego, entre outras tecnologias. Mais do que um trocador de peças, um bom mecânico se assemelha ao médico. Sua tarefa é verificar os sintomas, fazer o diagnóstico e então começar o tratamento.

Assim como um médico, se o profissional mecânico não for devidamente qualificado, pode cometer algum erro e colocar a vida de outras pessoas em risco. Por isso a necessidade de constantes estudos.

Embora ainda não seja algo muito comum no Brasil, já é possível encontrar híbridos e elétricos nas ruas. Quem vai fazer a manutenção deles? No Salão do Automóvel 2018, vários desses modelos estão presentes. Além disso, espera-se que a venda de híbridos e elétricos aumente com novos incentivos fiscais.

Por que não se preparar e sair na frente aprendendo sobre a manutenção desses automóveis? Só depende de você e a oportunidade de crescimento está aí!

Mecânico Automotivo | 1

2. Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional

Se você não tem interesse em trabalhar com veículos elétricos ou automáticos, mas, sim, outros nichos, existem muitos cursos de mecânica automotiva que exploram as mais diversas áreas. Outro ponto bem interessante é que, seja qual for a sua opção, além disso lhe ajudar profissionalmente, ela será proveitosa para a sua vida profissional.

Você acaba conhecendo novas ferramentas que podem ser usadas no seu dia a dia. Aprende também a desenvolver projetos — o que é útil em qualquer área —, conhece formas mais eficientes de obter diagnósticos, bem como os fundamentos mecânicos mais modernos e, além de tudo, desenvolve a comunicação.

Comunicar-se bem é essencial para qualquer profissional. Em primeiro lugar para um mecânico, que lida diretamente com muitas pessoas todos os dias, é muito importante saber ouvir e se fazer ser ouvido. Em segundo, lembre-se de que você é uma autoridade no assunto e tem de mostrar isso, de forma que o dono do veículo e seus superiores percebam sua capacidade técnica.

Mecânico Automotivo | 2

3. Aproveite as opções de cursos com cargas horárias e finalidades específicas

O trabalho de mecânico costuma ser puxado e tempo é algo que nem sempre sobra. Porém, é possível se tornar um profissional ainda melhor por meio de estudos curtos — até mesmo em casa.

Que tal conhecer um curso e instituição de ensino, quais especializações são mais procuradas e como se manter atualizado? Continue com a leitura e aprenda também quais são os mais adequados para você crescer profissionalmente e se tornar o herói da oficina!

Formação

Os cursos de formação são também conhecidos como técnicos ou profissionalizantes. Eles são mais voltados para jovens sem experiência que querem aprender uma profissão, bem como entrar no mercado de trabalho. Eles são muito importantes pelo fato de garantirem uma certificação, além disso é exigido em muitos locais.

As instituições mais conhecidas são o SENAI — que é uma referência e forma excelentes profissionais —, o Centro Paula Souza — instituição estadual e de ótima qualidade — e o CEDAD, muito recomendado para quem já tem conhecimento na área, mas quer requalificar-se e ter uma certificação.

Uma das vantagens do Curso Mecânico Automotivo é que você garante a formação de maneira rápida e eficaz, estudando 1-4 horas por semana, dividido em quantos dias quiser. Nas escolas comuns as aulas são de segunda a sexta-feira e a carga horária é maior — entre 4 e 5 horas ao dia. Contudo, o conteúdo que oferecemos é muito bem explorado e você poderá assisti-lo de casa com acesso vitalício.

Manuais

  • Cabeçote do Motor
  • Sistema de Alimentação
  • Suspensão
  • Direção
  • Câmbio
  • Sistema Elétrico
  • Carburação
  • Sensores e Atuadores
  • Embreagem
  • Freio ABS
  • Turbo Compressor
  • Sistema Arrefecimento
  • Bloco de Motor
  • Camisas e Pistões
  • Comando de Válvulas
  • Virabrequim

Especialização

Se você já é um profissional da área, porém quer se aperfeiçoar em algum setor específico, o nós também oferecemos cursos mais rápidos, que não deixam de lado a qualidade. Os conteúdos são sempre atualizados com base nas necessidades das indústrias.

Nós, especialistas e referência na formação de mecânicos, também estamos preocupados com o futuro dos profissionais. Por isso, criamos um programa de Ensino à Distância (EAD). Trata-se de uma ferramenta de capacitação online que disponibiliza conteúdos de aprendizagem muito dinâmicos e criativos.

O primeiro curso disponibilizado na plataforma é sobre amortecedores. O mais legal de tudo isso é que ele é totalmente gratuito. São pequenas aulas de 7 minutos em média e um quiz ao final de cada uma. Concluindo todos, você recebe um certificado digital de uma das mais importantes fabricantes de autopeças do país.

O material é desenvolvido pensando no mecânico que quer sanar algumas dúvidas, além disso para os estudantes que estão começando no mundo automotivo. Dessa forma, ao longo desse curso você vai aprender, entre outras coisas:

  • O que é e para que serve um amortecedor;
  • Que tipos existem;
  • Quais as características de cada um;
  • Correlação com outros componentes da suspensão.

Atualização

Dentro do Curso Mecânico Automotivo há os módulos de atualização que também formam outra categoria. Eles costumam ser bem rápidos — concluídos em até uma semana em alguns casos — e são voltados para quem já é especialista em alguma área, bem como se formou há algum tempo e precisa conhecer as novas tecnologias do setor.

Um programa bem legal que tem justamente esse objetivo é o “Rota do Reparador”. Desde fevereiro de 2018, os SENAI’s de diversas cidades disponibilizam palestras totalmente gratuitas com a intenção de levar informação aos profissionais mecânicos, sejam eles autônomos ou não. Portanto, ao final também é emitido um certificado. Porém com a Pandemia do Covid-19 essas palestras foram suspensas, dessa forma o Curso Mecânico Automotivo dispôs de vídeos abordando diversos assuntos voltados aos profissionais mecânicos. Além disso o acesso a todas as palestras fica disponível após a compra do curso por tempo indeterminado.

4. Aprenda sem sair de casa

Estudar em casa também é uma ótima opção, principalmente se você tem problemas com horário devido ao trabalho. Trata-se de um curso completamente online, além disso toda a interação com o conteúdo acontecerá dentro da plataforma. O Curso Mecânico Automotivo por ser online, conta com cargas horárias de aproximadamente 40 horas. Dessa forma, um dos pontos positivos é que você aprende a hora que quiser, e o melhor, também há certificação em todos os casos.

Outra ferramenta muito poderosa, já mencionada, para aprendizagem são os vídeos. O curso é formado por vários vídeos tutoriais que ensinam todo o conteúdo, de acordo com isso, a boa notícia é que poderá revê-los sempre que precisar! Fique atento sobre o conteúdo, uma vez que todos são especialistas, é fundamental que você consiga absorver todo o conhecimento para finalmente aplicá-los. Outra boa notícia é que você não precisará ficar procurando por materiais, bem como outras referências no setor automotivo, o Curso Mecânico Automotivo oferece todos os passos para o conhecimento, como também o material didático virtual.

Como você viu, um bom Curso Mecânico Automotivo é muito importante para quem pretende se destacar no mercado de trabalho como também crescer profissionalmente. Além disso, muito do que se aprende pode ser usado fora do ambiente profissional. Dessa forma lembre-se de que você é o especialista da oficina e conhecimento nunca é demais.

Mecânico Automotivo | 4

O QUE VOU APRENDER NO CURSO MECÂNICO AUTOMOTIVO?

Neste curso você terá acesso a ferramentas convencionais e especiais. Além disso, aprenderá sobre metrologia, tipos de motores, funcionamento dos motores ciclo otto. Como também sistemas de alimentação (Carburador e introdução de Injeção Eletrônica), sistemas de lubrificação e arrefecimento, tipos de óleo e suas propriedades. Seguido desses conteúdos também serão abordados os diagnósticos e defeitos do motor ciclo otto, transmissão manual (mecânica), funcionamento da transmissão, funcionamento da embreagem, tipos de transmissões, sistema de rodagem, diagnóstico e defeitos, sistema de suspensão, sistema de freios e sobre o princípio básico de funcionamento dos freios ABS.

Mecânico Automotivo | 3

A QUEM SE DESTINA O CURSO MECÂNICO AUTOMOTIVO

  • Profissionais da área que querem se requalificar ou necessitam a certificação de seus conhecimentos;
  • A todos aqueles que desejam iniciar nessa profissão com alta demanda;
  • Para todos os usuários de automóvel que queiram conhecer o funcionamento do seu veículo, como e quando proceder às manutenções preventivas, além disso reconhecer defeitos corriqueiros que exigem intervenção de um profissional especializado.

Módulos | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • MOTOR
  1. Princípio de funcionamento
  2. Componentes e suas Funções
  3. Sistemas do Motor
  4. Lubrificação
  5. Refrigeração
  6. Ignição
  7. Alimentação (Injeção Eletrônica)
  8. Sincronismo (Correia Dentada e Corrente)
  9. Prática de montagem e desmontagem
  10. Diagnóstico de defeitos e Ações Corretivas
  • TRANSMISSÃO (CÂMBIO)
  1. Sistema de Embreagem
  2. Sistema seletor de marchas
  3. Conjunto diferencial
  4. Prática de montagem e desmontagem
  5. Diagnóstico de defeitos e Ações Corretivas
  • SUSPENSÃO
  1. Dianteira e Traseira
  2. Componentes e suas funções
  3. Molas
  4. Amortecedores
  5. Batentes
  6. Rolamentos
  7. Coxins
  8. Estabilizador
  9. Ponteiras Homocinéticas
  10. Sistema de Freios (Disco e Tambor)
  11. Convencional
  12. ABS
  13. Sistema de Direção
  14. Prática de montagem e desmontagem
  15. Diagnóstico de Defeitos e Ações Corretivas

Você preparado para o mercado de trabalho

Nosso conteúdo somado com nossas aulas práticas preparam você para o mercado de trabalho. Desde já temos material e simulações para preparar o aluno para situações que ocorrem na vida real, facilitando assim a adaptação ao mercado de trabalho.

Saiba um pouco mais sobre o que irá aprender no Curso Mecânico Automotivo.

Mecânico Automotivo | 6

Estrutura Geral dos Veículos

De uma maneira geral, a totalidade dos veículos são formados pelos mesmos elementos. Tem-se, em praticamente todos os tipos, um chassi, que é o do veículo; uma cobertura para conduzir os passageiros ou bagagem, que se chama carroceria; conjunto motopropulsor composto, por um motor e transmissão de movimento, que é responsável de criar a energia para mover o veículo.

Outros elementos e certas aplicações básicas: todo carro deve ter um sistema direção, que é capaz de fazê-lo deslocar-se para onde se deseja. Dessa forma, deve possuir ainda um sistema de suspensão, para não mostrar aos passageiros ou bagagem as oscilações do veículo, quando passar em terreno irregular.

Existem diversos elementos que ainda, vamos falar na medida que o curso for se desenvolvendo. Iremos falar, por exemplo, das rodas e pneus, o sistema de freios, o câmbio, e assim por diante.

Mecânico Automotivo | Fase 1

CHASSI

O chassi é o suporte do veículo.

É sobre ele que se montam a carroçaria, o motor, a ele se prendem as rodas, sendo a estrutura mestra do veículo. De modo generalizado, é feito por duas longarinas de aço, paralelas, com um “X” ou barra, meio.

O X melhora a resistência do chassi. É fundamental que o chassi resista bem a qualquer tipo de torção, para impedir que a carroceria venha a torcer: movimentando as portas, podendo até abri-las.

Normalmente, nos veículos com chassi, este recebe todos os esforços a que fica sujeito o veículo. A carroçaria é apenas o elemento de abrangência, para abrigar os passageiros. Nos veículos monoblocos, todo o grupo trabalha. Os esforços são suportados simultaneamente, pelo chassi e pela carroceria.

Mecânico Automotivo

Ainda falando de chassi você passara por tópicos como:

  • MEDIDAS DO CHASSI
  • ALINHAMENTO DO CHASSI
  • ANÁLISE DAS TRINCAS
  • CARROCERIA

Neste modulo de Estrutura Geral dos Veículos, também falaremos sobre instrumentos do veículo e suspensão.

Sistemas de Direção

A parte do mais importante do automóvel, do ponto de vista dos especialistas é a direção. Qualquer problema neste sistema, por menor que seja, em geral, acarreta problemas ou danos para os ocupantes.

Nos primeiros automóveis inventados, a direção era bastante simples parecendo-se mais com um guidão de bicicleta do que com o sistema de direção que conhecemos atualmente. Mas, à medida que a tecnologia automobilística foi evoluindo e cada vez mais os veículos foram ficando mais velozes o sistema de direção foi se aperfeiçoando, até chegarmos ao grau de precisão que existe hoje em dia.

Um bom sistema de direção é importante. Deve ser fácil de ser operado, caso contrário, logo cansará o motorista, colocando-o em risco de algum acidente. O sistema também deve ser capaz de amortecer os choques das rodas. Deve também amortecer vibrações nas rodas dianteiras.

Mecânico Automotivo

Ainda nesse tópico abordaremos;

Engrenagem – Sistema Convencional e Direção Hidráulica.

Sistema de Freios

Os elementos de segurança do veículo são diversos, mas quando se fala de segurança o item que vem à cabeça são os freios. O motor é um item de segurança quando analisado pelo ponto de vista de que, quão melhor for a sua aceleração, mais facilmente será ultrapassado um veículo na estrada e, portanto, menos tempo viverá em posição insegura.

Neste modulo também falaremos sobre o quão importante também é a suspensão, para que o veículo conserve a sua estabilidade.

Você aprendera como funcionam os freios, Comando Hidráulico, Freios a disco, O ABS como item de segurança.

Motores à Combustão

Neste tópico falaremos um pouco da história dos automóveis, Motores a Explosão.

O Motor de quatro tempos

  • Primeiro tempo – Admissão
  • Segundo tempo – Compressão
  • Terceiro tempo – Explosão
  • Quarto tempo – Escapamento

Ainda abordaremos por completo temos como; Sistema de Lubrificação, Sistema de Arrefecimento, Sistema de Transmissão e Embreagem, Suspensão, Amortecedor, Eletricidade Motor de Partida e muito mais!

Dicas e Curiosidades para Mecânicos Automotivos

Mecânico Automotivo

O que faz um Mecânico de Automóveis

O Mecânico de Automóveis é o responsável pela manutenção dos veículos, motocicletas e similares, assim ele irá desmontar, reparar e substituir as peças necessárias para que o veículo tenha um bom desempenho.

O profissional dessa área possui ferramentas e aparelhos próprios, para restaurar e garantir o devido funcionamento do carro ou motocicleta.

Entre as atribuições do Mecânico de Automóveis, estão:

  • Desmontar e limpar o motor, diferencial e transmissão;
  • Dar a manutenção dos freios, suspensão, direção e equipamentos auxiliares;
  • Garantir que o veículos esteja funcionando de modo regular;
  • Ajustar e retificar peças do motor;
  • Reparar o sistema de alimentação do veículo;
  • Regular o sistema de ignição;
  • Restaurar os sistemas de lubrificação e arrefecimento;
  • Consertar o sistema de transmissão;
  • Recondicionar o veículo.

Um Mecânico de Automóveis precisa ter habilidade com motores e máquinas, além de ser observador e detalhista para se tornar um profissional reconhecido. Desse modo, ele vai estar a frente de seus concorrentes e conseguir uma boa vaga de emprego.

Um bom mecânico deverá dominar a técnica e ser objetivo, pois ele terá que explicar aos seus clientes detalhadamente o que ocorreu com o carro, o que precisou ser feito e o motivo do valor do trabalho realizado. E assim ele criará uma relação de confiança com o cliente.

Mecânico Automotivo

Perfil profissional de um Mecânico de Automóveis

É interessante que um Mecânico de Automóveis tenha algumas características para conseguir se colocar no mercado de trabalho, além do conhecimento técnico e de noções de matemática, física e informática.

Veja a seguir quais são essas características:

  • Flexibilidade;
  • Atenção aos detalhes;
  • Senso prático;
  • Ter iniciativa;
  • Habilidade com máquinas e motores;
  • Capacidade de adaptação;
  • Agilidade;
  • Precisão;
  • Interesse por novas tecnologias e técnicas;
  • Capacidade para trabalhar em equipe;
  • Capacidade de concentração;
  • Vocação;
  • Raciocínio espacial e abstrato;
  • Interesse por computadores;
  • Ser dinâmico;
  • Habilidade de organização;

Mercado de trabalho para Mecânico de Automóveis

O mercado de trabalho para o Mecânico de Automóveis está aquecido, mas os clientes e as empresas estão exigindo cada dia mais profissionais especializados e competentes.

Ter conhecimento na área é essencial para conseguir uma boa vaga de emprego e isso é possível através de um bom curso de mecânica.

Atualmente, o Mecânico de Automóveis precisa saber como funciona os novos carros que possuem alta tecnologia, para conseguir se manter no mercado e ter um bom salário.

Os principais empregadores para esses profissionais são:

  1. Mecânicas em geral;
  2. Concessionárias de marca;
  3. Montadoras de automóveis.

Quanto ganha um Mecânico de Automóveis

Não há um salário mínimo profissional estabelecido para os Mecânicos Automotivos nacionalmente. Assim, alguns sindicatos através de acordos e convenções coletivas de trabalho determinam o aumento salarial, bem como as melhores condições de trabalho dessa classe.

De acordo com pesquisas, um Mecânico de Automóveis recebe um salário médio de R$ 1.900,00 por mês como empregado de uma oficina e não como dono da empresa.

O profissional no início da carreira costuma ganhar cerca de R$ 1.500,00, principalmente aqueles que iniciam na profissão trabalhando em oficinas do bairro.

Mas se o Mecânico começar a carreira em uma empresa de grande porte, poderá ganhar em torno de R$ 2.000,00 mensais.

Assim, o salário de um Mecânico de Automóveis pode variar de acordo com o tamanho da empresa que trabalhe e da função exercida dentro da oficina.

Um Mecânico experiente e que presta serviço para uma empresa grande, poderá ganhar até R$ 3.850,00.

Então, para ser um profissional bem-sucedido nesse setor, é preciso estar sempre se atualizando sobre as novas tecnologias que aparecem no mercado, pois assim será muito requisitado para trabalhos.

PROFISSIONAIS | MECÂNICO AUTOMOTIVO

Para quem deseja se profissionalizar e se tornar um Mecânico de Automóveis, é fundamental que se faça o Curso Mecânico Automotivo.

Assim, você poderá atuar como autônomo, abrir seu próprio negócio ou trabalhar em oficinas mecânicas.

Mas para ingressar nessa área, é preciso ser um apaixonado por automóveis e ser curioso em relação aos motores e engrenagens.

Durante o curso o aluno aprende sobre o funcionamento do veículo, a montagem e desmontagem, bem como a regulagem dos seus componentes.

O estudante ainda aprenderá sobre os tipos de motores, suspensão, embreagem, freios, sistema de combustível, ignição, refrigeração à água, bomba de óleo, rebites, anéis de trava e muito mais.

Via de regra, os cursos para ser um Mecânico de Automóveis preparam o profissional para:

  1. Identificar o problema;
  2. Substituir as peças que tenham defeitos;
  3. Fazer a manutenção do veículo.

Hoje em dia, é muito tranquilo fazer um curso de mecânica automotiva, já que é possível encontrar em várias modalidades, como: online, por correspondência ou presencial.

Muitas pessoas entram no setor de mecânica por influência de familiares ou amigos, mas mesmo que se comece muito cedo, é importante que o profissional faça o curso para ter mais credibilidade!

Um Mecânico de Automóveis especializado consegue ganhar salários mais altos e ter uma renda maior, uma vez que, passa mais confiança ao cliente.

Copyright © 2020 Curso fornecido pela plataforma Hotmart.​

Hotmart é uma plataforma de comercialização e distribuição de produtos digitais, líder do seu segmento na América Latina.

Especializado em produtos digitais, líder no segmento na América Latina e com vendas realizadas em mais de 150 países ao redor do mundo, cuja missão é permitir que qualquer pessoa possa aumentar sua renda, compartilhar com o mundo ou com quem elas melhoram. Hospeda cursos online (EAD) e processa todos os pagamentos em um único local.

Posts Relacionados
Clínica de Doma e Treinamento de Cavalos
Remunera 365 – Venda e Lucre por 24 Horas
Frigideira GoldChef – Cozinha sem Óleo
Muama Tradutor – Fale Mais de 40 Idiomas Instantaneamente

Deixe Seu Comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site